Efemérides

Sunday, December 16, 2007

Le 16 décembre

2005 - La Macédoine obtient le statut de pays candidat à l'Union européenne

A l'issue du conseil européen de Bruxelles des 15 et 16 décembre, les dirigeants européens décident d'accorder le statut de pays candidat à l'ancienne république yougoslave de Macédoine, indépendante depuis 1991, sans toutefois avancer une date de lancement des négociations. La suite du processus dépendra de la capacité du pays à continuer sur la voie des réformes mais également de la stratégie pour l'élargissement et de la capacité d'absorption financière et institutionnelle de l'Union. Après la Slovénie, devenue membre en 2004, et la Croatie, avec laquelle les négociations d'adhésion ont été ouvertes en octobre 2005, c'est le troisième Etat issu de l'ex-Yougoslavie à obtenir ce statut.

©Documentation écrite RFI



1900: A tragédia do Gneisenau
O S.M.S. Gneisenau

Em 16 de dezembro de 1900, um forte temporal no porto de Málaga afundou o navio-escola imperial alemão Gneisenau. A tragédia causou a morte de 41 dos 460 tripulantes. A catástrofe é lembrada até hoje no porto espanhol.
Em 16 de dezembro de 1900 já fazia um mês que o navio-escola alemão Gneisenau estava ancorado no porto de Málaga. A cada dois dias, ele partia para o mar, para que a tripulação fizesse exercícios de tiro.
Desde 1890 que o Gneisenau, que já fora a primeira "fragata-cruzador" da Marinha imperial alemã (segundo a denominação oficial da época) era um navio-escola. A bordo desse veleiro complementado com propulsão a vapor (era equipado com uma máquina de 2.500 cavalos) e um deslocamento de 2.900 toneladas, estavam 460 marinheiros. A maioria jovens.
Segundo o historiador Reinhard Sommer, o clima daquele 16 de dezembro de 1900 na costa espanhola prometia um calmo dia de sol, sem vento. De repente, perto do meio-dia, a virada: um vento de força 8 (entre 55 e 65 km/h). Os marinheiros ainda tentaram desesperadamente remover a embarcação, que estava a meia milha da costa.
Abrir as velas seria muito perigoso, por isso tentaram ligar as máquinas, que precisavam de pelo menos meia hora para arrancar. Para piorar a situação, um mal-entendido fez o comandante acreditar que houvesse vapor suficiente para colocar o navio em movimento.
O mau tempo havia começado pouco depois das 10 horas. Uma hora depois, o Gneisenau era arremessado contra as rochas.

Grande catástrofe para a época

Alguns marinheiros conseguiram se segurar nas pontas dos três mastros, até serem salvos pelos espanhóis. Dos 460 homens a bordo, 41 morreram. Quase a metade da tripulação era formada por grumetes. "Para a época, foi uma catástrofe e tanto", conta o pesquisador Sommer, que se dedica à história da Marinha.
A tragédia despertou a solidariedade dos malaguenhos. De imediato, ofereceram alojamentos aos sobreviventes, deram roupas e comida.
Os mortos foram sepultados no cemitério inglês de Málaga. Em homenagem, 18 dias depois do acidente, a rainha Cristina da Espanha concedeu à cidade na Costa do Sol o título de "extraordinariamente hospitaleira".
No ano de 1919, em agradecimento, a Alemanha presenteou a ponte de ferro para pedestres sobre o Rio Guadalmedina. A Marinha alemã ainda teve outras embarcações denominadas Gneisenau, como o encouraçado usado na II Guerra.
Apesar de poucos alemães lembrarem do que aconteceu há cem anos, em Málaga as 41 vítimas do Gneisenau são homenageadas com uma coroa de flores e um concerto da banda da Marinha alemã.
Jens Teschke (rw) © 2007 Deutsche Welle

Mais artigos sobre o tema

Externer Link: Site da Marinha Imperial Alemã
(em alemão, inglês e francês).
Externer Link: Informações sobre os navios-escola alemães.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home