Efemérides

Tuesday, November 27, 2007

Le 27 novembre


2002 - Premiers cas de pneumonie atypique en Chine


Détectés le 27 novembre 2002 par le GPHIN, programme informatique de l'Organisation mondiale de la santé (OMS), les premiers cas de ce qui ressemblait à une simple grippe se sont déclarés dans la province de Canton, dans le sud-est de la Chine. Probablement transmise à l'origine par des animaux d'élevage ou exotiques utilisées par les cuisiniers locaux, la "pneumonie atypique", ou "syndrome respiratoire aigu sévère" (SRAS) se propage à grande vitesse. Après des contaminations en série en Chine, à Hongkong et au Vietnam, l'OMS lance une alerte internationale le 12 mars 2003. Sous la pression internationale, les autorités chinoises reconnaissent le 20 avril qu'elles ont négligé la gravité de l'épidémie, qui a échappé à leur contrôle. Le 24 juin 2003, alors qu'on compte 807 morts et près de 8500 contaminations, l'OMS lève l'alerte à la faveur d'un net espacement des cas de SRAS et Pékin n'est plus interdite aux voyageurs.



1987 - Libération de Jean-Louis Normandin et Roger Auque, otages français au Liban


Le 8 mars 1986, Jean-Louis Normandin est enlevé à Beyrouth avec son équipe d'Antenne 2 partie couvrir le conflit au Liban. Roger Auque, journaliste à RTL, est à son tour enlevé le 13 janvier 1987. Ils sont détenus par l'Organisation de la justice révolutionnaire, émanation du Hezbollah pro-iranien. Après de longues tractations menées par le gouvernement français, Jean-Louis Normandin et Roger Auque sont libérés le 27 novembre 1987 et regagnent Paris le lendemain. Les trois derniers otages français détenus au Liban seront libérés en mai 1988.

©Documentation écrite RFI


1895: Alfred Bernhard Nobel assina seu testamento
O industrial sueco inventou a dinamite

Sem a fundação e os prêmios concedidos anualmente em seu nome, é muito provável que ninguém se lembraria mais do industrial sueco Alfred Bernhard Nobel, cujo testamento foi assinado em 27 de novembro de 1895.
Nobel era muito contraditório: sempre foi sueco até a medula, embora tenha vivido no exterior desde os nove anos de idade; ganhava dinheiro com explosivos e era afeiçoado a idéias pacifistas. Depois de perder um processo de patente, Nobel passou a suspeitar de todo tipo de formalismo e a desconfiar especialmente dos advogados.
Se Nobel adquiria confiança em alguém, tentava chegar a um consenso sobre seus objetivos. Do contrário, deixava a pessoa agir à vontade. Por fim, Nobel tinha idéias próprias sobre dinheiro e patrimônio. Ele costumava dizer que as pessoas que herdam muito dinheiro se tornam parvas.

Desejo expresso mas impreciso no testamento

Com essas premissas, pode-se entender o testamento que ele assinou em 27 de novembro de 1895 no Clube Sueco em Paris, homologado por quatro compatriotas seus. O documento continha alguns legados pequenos a algumas pessoas e acrescentava: "O resto do meu patrimônio deve ser usado da seguinte maneira: com o capital [...] deve ser criado um fundo e seus juros anuais distribuídos em prêmios para os que trouxerem os maiores benefícios à humanidade".
Deveriam ser contempladas com o prêmio cinco áreas: física, química, fisiologia ou medicina, literatura e realizações que contribuíssem da melhor maneira possível para a fraternidade entre os povos, para a extinção ou redução de exércitos, bem como para a consecução ou propagação da paz. Além de dinheiro, o inventor da dinamite em pó tinha talento literário e idéias pacifistas.
O prêmio deveria ser outorgado por instituições de renome: Real Academia Sueca de Ciências, Instituto Carolíngio Sueco de Medicina e Cirurgia, Academia Sueca de Literatura e uma comissão de cinco membros nomeada pelo parlamento norueguês.

Questões em aberto

Feito sem instrução jurídica, o testamento continha muitas falhas. Nobel legou a sua fortuna, mas a quem? Ele deixou escrito apenas que determinada corporação deveria distribuir o dinheiro dos juros em cinco prêmios e não fez determinações sobre a administração do fundo. Ele estabeleceu apenas que as cinco instituições assumiriam a tarefa de distribuir os prêmios. E o que deveria acontecer se elas recusassem?
A longa série de processos sobre o último desejo de Nobel começou com a questão sobre o lugar do seu domicílio. Seria a cidade sueca Bofors, onde ele estava registrado como habitante quando morreu? Estocolmo, onde pagava impostos? Ou em Paris, onde viveu longos anos e gozava dos direitos de cidadania local, embora tenha mantido seu passaporte sueco?
A questão era interessante não só por causa do imposto sobre herança, mas também para a validade jurídica do testamento. Por motivos formais, os tribunais franceses teriam declarado o documento inválido. Depois de processos em várias instâncias, foi decidido que o domicílio seria Bofors.

Surgimento da Fundação Nobel

Num próximo passo, o órgão estatal equivalente hoje ao Ministério da Justiça propôs a criação de uma fundação à luz do direito sueco para cuidar do patrimônio de Nobel. O governo real fez as reformas legais necessárias e pediu às instituições mencionadas no testamento que reconhecessem e assumissem as tarefas deixadas por Nobel.
Logo depois, três das quatro instituições deram sua resposta positiva e, ao mesmo tempo, fizeram sugestões para os estatutos da fundação e diretrizes para a concessão dos prêmios. A Academia Sueca de Ciências foi a única entidade que considerou essa tomada de posição inoportuna antes do fim de todos os processos.
Os testamenteiros, as instituições e parentes de Nobel negociaram durante um ano, após o que assinaram um acordo e encerraram todos os processos sobre o testamento. Só então começaram as negociações sobre os estatutos da Fundação Nobel.
Em junho de 1900, ela foi finalmente confirmada e aprovada pelo governo sueco. Os primeiros prêmios foram concedidos em 1901 e, na atualidade, o Prêmio Nobel é a distinção mais famosa do mundo.

Carsten Heinisch (ef) © 2007 Deutsche Welle

0 Comments:

Post a Comment

<< Home