Efemérides

Tuesday, October 30, 2007

Le 30 octobre

1985: Astronautas alemães a bordo da Challenger



A 30 de outubro de 1985, foi lançada do Cabo Canaveral, na Flórida, a primeira Challenger, levando a bordo dois astronautas alemães, que comandavam as pesquisas científicas do empreendimento.
A Challenger lançada a 30 de outubro de 1985 da Flórida aterrissou a 6 de novembro na Califórnia. Entre os oito astronautas a bordo, encontravam-se Ernst Messerschmid e Reinhard Furrer, cientistas alemães que comandavam as experiências realizadas a bordo – num total de 75.
Era a missão D-1, uma cooperação entre as agências espaciais americana e alemã, cuja principal meta era fazer observações, coletar dados e realizar experimentos em áreas como navegação, ciência dos materiais, biologia e física, com ênfase na pesquisa da microgravidade.
Os experimentos trouxeram em parte resultados surpreendentes. Na medicina, por exemplo, eles resultaram na correção de uma teoria sobre o sentido do equilíbrio – mais propriamente sobre a coordenação da visão e da audição – contemplada com o Prêmio Nobel e era doutrina válida até então.

De Bremen para o espaço sideral
O laboratório espacial a bordo da Challenger, o Spacelab, havia sido desenvolvido a partir de 1974 em Bremen, por incumbência da Agência Espacial Européia (ESA). Com sua forma cilíndrica, um comprimento de 7,5 metros e diâmetro de 4,5 metros, o laboratório cabia exatamente no compartimento de carga do ônibus espacial desenvolvido na mesma época nos EUA. Ele foi lançado pela primeira vez a bordo do Columbia, em 1983, levando o primeiro astronauta alemão a voar para o espaço, Ulf Merbold.
O Spacelab foi utilizado em 22 missões espaciais no decorrer de 15 anos, tendo levado a bordo, ao todo, 149 astronautas. Em 1999, retornou à cidade em que fora construído e está exposto num pavilhão especial do Aeroporto de Bremen dedicado à aeronáutica e à astronáutica.

Laís Kalka © 2007 Deutsche Welle


1947
Signature du GATT, accord commercial international
Après l'échec de la création d'une Organisation internationale du commerce, refusée par les Etats-Unis, 23 Etats signent à Genève l'accord général sur les tarifs douaniers et le commerce (General Agreement on Tariffs and Trade ou GATT). Reposant sur le principe du libre-échange, cet accord vise à relancer le commerce international en organisant l'ouverture progressive des marchés nationaux par la réduction des droits de douane et des restrictions commerciales. Provisoire dans un premier temps, le GATT, qui n'a pas le statut d'organisation internationale, servira de cadre multilatéral aux négociations commerciales pendant près de cinquante ans. Conformément aux dispositions de l'accord de Marrakech, signé en avril 1994, l'Organisation mondiale du commerce (OMC) se substitue au GATT en janvier 1995.

©Documentation écrite RFI

0 Comments:

Post a Comment

<< Home