2005 - Le cyclone Stan dévaste le Guatemala
Provoquant inondations et torrents de boue, le cyclone Stan qui s'abat sur le Guatemala le 4 octobre 2005 fait plus de 2000 morts et près de 40.000 sinistrés dans le pays. Le Mexique et le Salvador sont également touchés.
2005 - L'Union européenne ouvre les négociations d'adhésion avec la Croatie et la Turquie
Le 4 octobre 2005, après deux jours d'âpres discussions, les Vingt-Cinq ouvrent officiellement les négociations d'adhésion avec la Croatie et la Turquie. Les pourparlers avec Zagreb avaient été une première fois reportés en mars, en raison du manque de collaboration des autorités croates avec le Tribunal pénal international pour l'ex-Yougoslavie (TPIY). Le cadre de négociation adopté par les Vingt-Cinq avec la Turquie le même jour souligne que l'objectif partagé est l'adhésion, mais que le processus est "ouvert" et que son issue ne peut être garantie, insistant sur la nécessité de tenir compte de la capacité d'absorption de l'Union.
1992 - Accords de paix pour le Mozambique
Le 4 octobre 1992, après deux ans de négociations, Joachim Chissano, président mozambicain, et Afonso Dhlakama, chef de la rébellion armée de la Renamo (Résistance nationale du Mozambique), signent à Rome un accord de paix mettant fin à seize ans de guerre civile. En 1976, moins d'un an après l'indépendance, la Renamo, soutenue par l'Afrique du Sud et la Rhodésie voisines, était entrée en guerre contre le régime de Samora Machel à Maputo. La guerre qui a ravagé le pays a fait un million de morts et plusieurs millions de déplacés.
1957 - Lancement de "Spoutnik"
Spoutnik 1, sphère d'aluminium de 58 centimètres de diamètre dotée de quatre antennes, est lancé le 4 octobre 1957 de Baïkonour à bord de la fusée soviétique R7. Mis en orbite, Spoutnik ("compagnon de route" en russe) devient le premier satellite artificiel de la Terre. Les fameux "bip-bip" qu'il émet résonnent comme le point de départ d'une des plus grandes aventures humaines : la conquête spatiale est lancée. Le 4 janvier 1958, Spoutnik se désintègre dans l'atmosphère après avoir effectué 1350 révolutions autour de la Terre. Cet exploit technique est également un succès soviétique qui poussera les Etats-Unis à accélérer la recherche spatiale, lançant à leur tour leur premier satellite, Explorer 1, dès le 31 janvier 1958.
©Documentation écrite RFI
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Antes de se tornar conhecido, Samuel Beckett desembarcou em Berlim, onde ficaria seis meses.
Quando desembarcou no porto de Hamburgo, em 4 de outubro de 1936, Beckett era um escritor quase desconhecido. Ele ficou na Alemanha sob o regime nazista até abril de 1937. Nascido perto de Dublin, Beckett havia se mudado em 1928 para Paris, cidade que conquistou o seu coração. Foi aí que ele conheceu o outro grande escritor irlandês do século 20, James Joyce, do qual tornou-se uma espécie de discípulo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Beckett permaneceu em Paris, ligando-se ao movimento clandestino de resistência. Foi forçado a fugir em 1942, mas retornou a Paris em 1945, depois que a cidade foi libertada da ocupação alemã. Nos anos seguintes viveu o seu melhor período de escritor, escrevendo, entre outras, suas peças de teatro: Esperando Godot (1951) e Fim do Jogo (1957).
Beckett ficou na história como o grande autor do teatro do absurdo. Apesar de o inglês ser a sua língua materna, Beckett escreveu suas obras-primas em francês, por considerar que uma língua adquirida lhe traria mais disciplina e economia de expressão. Em 1969, foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Beckett permaneceu em Paris, ligando-se ao movimento clandestino de resistência. Foi forçado a fugir em 1942, mas retornou a Paris em 1945, depois que a cidade foi libertada da ocupação alemã. Nos anos seguintes viveu o seu melhor período de escritor, escrevendo, entre outras, suas peças de teatro: Esperando Godot (1951) e Fim do Jogo (1957).
Beckett ficou na história como o grande autor do teatro do absurdo. Apesar de o inglês ser a sua língua materna, Beckett escreveu suas obras-primas em francês, por considerar que uma língua adquirida lhe traria mais disciplina e economia de expressão. Em 1969, foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura.
Influências da filosofia e da pintura alemãs
Beckett conheceu a Alemanha em pleno regime nazista. Ele visitou Hamburgo, Berlim, Dresden e Munique e muitas cidades menores. Seu interesse principal era conhecer as coleções de arte dos museus alemães, que eram consideradas das mais importantes da Europa.
As impressões dessa viagem, anotadas no seu diário, revelam a extraordinária curiosidade intelectual e a sede de conhecimento do escritor irlandês. Por exemplo, ao observar em detalhes as culturas e cerâmicas do museu Pergamon de Berlim. Os diários mostram claramente o talento do futuro grande escritor em reconhecer analogias entre coisas aparentemente distantes, sua sensibilidade para retratar o instante vivido.
Beckett admirava a literatura alemã e estava familiarizado com os importantes filósofos alemães, como Kant, Schopenhauer e o filósofo da linguagem Fritz Mauthner. Os Diários Alemães publicam duas cartas escritas que Beckett escreveu, em alemão, a um amigo de Hamburgo.
Os Diários Alemães contêm descrições de quadros que iriam inspirar o posterior mundo visual de Beckett. Algumas técnicas empregadas no teatro de absurdo – como distorção, fragmentação e alienação – podem ser relacionadas a tendências da pintura moderna.
Beckett conheceu a Alemanha em pleno regime nazista. Ele visitou Hamburgo, Berlim, Dresden e Munique e muitas cidades menores. Seu interesse principal era conhecer as coleções de arte dos museus alemães, que eram consideradas das mais importantes da Europa.
As impressões dessa viagem, anotadas no seu diário, revelam a extraordinária curiosidade intelectual e a sede de conhecimento do escritor irlandês. Por exemplo, ao observar em detalhes as culturas e cerâmicas do museu Pergamon de Berlim. Os diários mostram claramente o talento do futuro grande escritor em reconhecer analogias entre coisas aparentemente distantes, sua sensibilidade para retratar o instante vivido.
Beckett admirava a literatura alemã e estava familiarizado com os importantes filósofos alemães, como Kant, Schopenhauer e o filósofo da linguagem Fritz Mauthner. Os Diários Alemães publicam duas cartas escritas que Beckett escreveu, em alemão, a um amigo de Hamburgo.
Os Diários Alemães contêm descrições de quadros que iriam inspirar o posterior mundo visual de Beckett. Algumas técnicas empregadas no teatro de absurdo – como distorção, fragmentação e alienação – podem ser relacionadas a tendências da pintura moderna.
Arte degenerada
Durante sua viagem à Alemanha, Beckett teve a oportunidade de conhecer obras que o regime nazista considerava "arte degenerada". Elas haviam sido retiradas das salas dos museus, mas ainda podiam ser vistas nos depósitos, até serem mais tarde definitivamente destruídas.
Beckett conheceu vários pintores cuja obra havia sido proibida pelos nazistas. Ele pôde ver de perto o perigo que corria a arte moderna na Alemanha nazista. O regime qualificou de "persona non grata" não apenas os artistas, mas também marchands e colecionadores de arte moderna. Eles tinham suas obras confiscadas e sofriam perseguição.
Após a Segunda Guerra Mundial, Samuel Beckett tornou-se famoso também na Alemanha com a peça Esperando Godot. Ele regressou à Alemanha e fez novas amizades. Na década de 60 foi convidado para dirigir suas próprias peças no Teatro Schiller de Berlin e, posteriormente, teve a oportunidade de encenar peças de teatro para a televisão alemã.
Paulo Chagas © 2007 Deutsche Welle
Durante sua viagem à Alemanha, Beckett teve a oportunidade de conhecer obras que o regime nazista considerava "arte degenerada". Elas haviam sido retiradas das salas dos museus, mas ainda podiam ser vistas nos depósitos, até serem mais tarde definitivamente destruídas.
Beckett conheceu vários pintores cuja obra havia sido proibida pelos nazistas. Ele pôde ver de perto o perigo que corria a arte moderna na Alemanha nazista. O regime qualificou de "persona non grata" não apenas os artistas, mas também marchands e colecionadores de arte moderna. Eles tinham suas obras confiscadas e sofriam perseguição.
Após a Segunda Guerra Mundial, Samuel Beckett tornou-se famoso também na Alemanha com a peça Esperando Godot. Ele regressou à Alemanha e fez novas amizades. Na década de 60 foi convidado para dirigir suas próprias peças no Teatro Schiller de Berlin e, posteriormente, teve a oportunidade de encenar peças de teatro para a televisão alemã.
Paulo Chagas © 2007 Deutsche Welle
Esperando os diários de Beckett
"Diários Alemães" de Samuel Beckett só foram lidos por poucos pesquisadores. Um livro descreve a passagem do jovem escritor irlandês ainda desconhecido pela Berlim nazista da década de 30.
"Diários Alemães" de Samuel Beckett só foram lidos por poucos pesquisadores. Um livro descreve a passagem do jovem escritor irlandês ainda desconhecido pela Berlim nazista da década de 30.
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