1907 - Naissance du dessinateur Hergé
Né le 22 mai 1907 à Etterbeek près de Bruxelles, Georges Remi, très tôt attiré par le dessin, signe dès 1924 ses illustrations du nom d'Hergé, formé de ses initiales inversées. Influencé par les "Zig et Puce" d'Alain Saint-Ogan, à qui il emprunte la technique de la bulle et un graphisme simple appelé "ligne claire", Hergé crée les personnages du jeune reporter Tintin et de son chien Milou qui apparaissent en 1929 dans "Tintin au pays des Soviets". Créateur de "Quick et Flupke" en 1930, il développera durant plus de cinquante ans les aventures de Tintin, progressivement secondé par d'autres personnages comme Dupond et Dupont (1934), le capitaine Haddock (1941) et le professeur Tournesol (1944). De l'aventure historique à la comédie de situation en passant par la science-fiction et l'actualité internationale, Hergé aborde au fil de ses albums une grande variété de thèmes qui font la richesse de son univers. Traduit dans le monde entier, l'auteur le plus célèbre de la bande dessinée francophone meurt le 3 mars 1983, laissant un vingt-quatrième album de Tintin inachevé.
©Documentation écrite RFI
1872: Iniciada construção da Casa dos Festivais de Wagner
No dia 22 de maio de 1872, o compositor alemão Richard Wagner conseguiu realizar um sonho: lançou, na cidade de Bayreuth, a pedra fundamental de uma casa de espetáculos grande o suficiente para a execução de suas obras.
As casas de espetáculos de seu tempo eram muito pequenas para as obras de Wagner. Com o apoio de Ludwig 2º e de várias "sociedades Wagner" espalhadas por toda a Europa, o músico construiu, na pequena cidade de Bayreuth, a meio caminho entre a Baviera e a Prússia, a Festspielhaus, a sede dos festivais.
A primeira edição do consagrado Festival de Bayreuth aconteceu em 1876. Até hoje, a festa atrai milhões e faz parte do calendário erudito europeu. Na estréia, estavam presentes, além de Ludwig 2º, o imperador Guilherme e o imperador do Brasil, Dom Pedro 2º.
Durante 20 anos, Richard Wagner vinha sonhando com o projeto. Ele acabou sendo concretizado pouco antes da conclusão da tetralogia O Anel do Nibelungo, formada pelas óperas O ouro do Reno (1854), As Valquírias (1856), Siegfried (1859) e Crepúsculo dos Deuses (1874).
Festival gratuito para amantes da música
O historiador e professor de música Hans Meyer, da Universidade de Tübingen, explica que a idéia inicial do "revolucionário Wagner" era construir uma casa de espetáculos especialmente para o Nibelungo, de preferência às margens do Reno ou do Meno. Ele pretendia construir um prédio para um único festival wagneriano, que seria gratuito para estudantes e apaixonados pela sua música.
A idéia, exótica para a época, ficou na teoria. Ninguém queria financiar uma construção que fosse destruída pouco tempo depois. Em meados dos anos 60 do século 19, aconteceu praticamente um milagre: o rei Ludwig 2º da Baviera fez amizade com o jovem compositor alemão e começou a financiar seu projeto, mas exigiu que fosse realizado na Baviera.
A escolha acabou recaindo sobre Bayreuth, mantendo-se a idéia de um teatro praticamente provisório, que não teria requintes no auditório, mas investiria nos recursos cênicos. O arquiteto Otto Brückwald, aluno de Gottfried Semper (famoso pela Ópera de Dresden), foi incumbido de chefiar o projeto. A pedra fundamental foi lançada a 22 de maio de 1872, data em que Richard Wagner completou 59 anos.
Uma encenação sem pompas
Embora a construção tivesse demorado apenas um ano e meio, a primeira apresentação aconteceu somente a 13 de agosto de 1876, devido a problemas financeiros. Wagner e sua esposa investiram tudo o que tinham e mesmo assim não conseguiram concretizar o sonho. Até que novamente o rei intercedeu e possibilitou uma encenação básica. Wagner foi obrigado a desistir de toda a pompa que havia previsto para sua ópera.
Após a estréia, Wagner lamentou não ter podido concretizar seu sonho por inteiro. O festival, entretanto, continua se repetindo todos os anos, durante o verão europeu, no mesmo local. Fãs de Wagner do mundo inteiro disputam os ingressos, que chegam a esgotar anos antes. Os altos preços, no entanto, não vêm ao encontro da idéia original do compositor. O que ficou daquela época é o tipo de assento: simples cadeiras dobráveis de madeira.
O imperador brasileiro Dom Pedro 2º, um grande admirador de Wagner, colaborou com a construção da casa de espetáculos de Bayreuth. O monarca desejava muito que Carlos Gomes fosse estudar música na Alemanha. Gomes, entretanto, preferiu a Itália.
Catrin Möderler (rw) | © 2007 Deutsche Welle
0 Comments:
Post a Comment
<< Home