1997 - Décès du poète américain Allen Ginsberg
Né le 3 juin 1926 à Newark (New Jersey), Allen Ginsberg fait la connaissance de Jack Kerouac et William Burroughs, qui vont devenir avec lui les représentants de la "beat generation". Né à la fin des années 1940, ce mouvement est celui d'une révolte libertaire contre les valeurs américaines, le puritanisme, l'impérialisme et la société de consommation. Avide d'exploration intérieure, notamment par le biais des drogues, Ginsberg publie en 1956 son premier recueil, "Howl and other poems", qui vaut à son auteur un procès pour obscénité. Suivront "Kaddish" (1961) et de nombreux recueils parmi lesquels "The Fall of America" (1972), "Plutonian Ode" (1982) et "Cosmopolitan Greetings Poems" (1994). Devenu professeur d'université, toujours engagé, en particulier contre la prolifération nucléaire, le poète de la "beat generation" s'éteint à New York le 5 avril 1997.
1992 - Début du siège de Sarajevo et de la guerre en Bosnie
Faisant suite à la Slovénie, la Croatie et la Macédoine en 1991, l'ancienne république yougoslave de Bosnie-Herzégovine choisit l'indépendance à la suite du référendum du 29 février 1992, majoritairement boycotté par les Serbes de Bosnie. Opposées à la reconnaissance internationale de la Bosnie-Herzégovine comme Etat indépendant, les forces bosno-serbes de Radovan Karadzic et une partie de l'armée fédérale commandée depuis Belgrade assiègent la capitale Sarajevo à partir du 5 avril. Trois mois plus tard, les forces serbes contrôlent près des trois quarts du territoire et chassent les populations musulmanes et croates de leurs foyers, commettant les pires exactions de "nettoyage ethnique". Les accords de Dayton, signés le 21 novembre 1995, mettront fin à un conflit qui a fait plus de 200.000 morts et des millions de réfugiés.
©Documentation écrite RFI
1877: Fundado o estaleiro Blohm & Voss
No dia 5 de abril de 1877, Hermann Blohm e Ernst Voss criaram o grande estaleiro e fábrica de máquinas, a partir de seus sobrenomes, em Hamburgo. Depois de enfrentarem anos difíceis, os negócios começaram a prosperar somente a partir de 1882. Mais de mil navios foram construídos pela empresa, que hoje pertence ao conglomerado ThyssenKrupp
No dia 5 de abril de 1877, foi fundado o Estaleiro e Fábrica de Máquinas Blohm & Voss. Nos primeiros anos, as encomendas ainda eram poucas. Tudo melhorou a partir de 1882, quando a empresa passou a fazer também consertos e reformas em navios.
Sorte e faro empresarial garantiram a Blohm e Voss contatos com a Marinha Imperial alemã, que passou a ser cliente fixo. Em pouco tempo, a empresa conseguiu a licença para fabricar motores diesel de grande potência. Já nesta época, era o maior estaleiro alemão.
Dois nomes desta época gloriosa foram os navios Vaterland e Imperator. Antigamente, quando um famoso navio a vapor era lançado ao mar em Hamburgo, o imperador vinha diretamente de Berlim para presenciar o acontecimento e as escolas ficavam fechadas naquele dia.
Guerra impulsiona produção
Até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, foram construídos os navios de combate Von der Tann, Moltke, Goeben, Seydlitz, Derfflinger e outras 98 embarcações menores. Ao final da guerra, em 1918, o gigantesco estaleiro tinha 14 mil empregados.
Como em toda a Alemanha, os tempos pós-guerra foram difíceis. Em 1932, o número de funcionários não passava dos 2882. As listas de encomendas só se ampliariam com a proximidade da Segunda Guerra Mundial. Em 1936, três anos antes do início do conflito, a empresa lançou ao mar três contratorpedeiros e um cruzador pesado. O quadro de funcionários voltou a ultrapassar os 14 mil.
Até 3 de maio de 1945, quando os britânicos tomaram o estaleiro e a oficina, a empresa havia fabricado 238 submarinos para a Marinha alemã. Nos seis anos após a guerra, as máquinas e as instalações foram desmontadas. Somente em 1953, os Aliados voltaram a permitir o conserto de navios no estaleiro. Um ano depois, a empresa funcionava a toda força, já com 1500 empregados.
Segundo Rudolf Bohm, filho do fundador da Blohm & Voss, a firma recebeu permissão para voltar a construir navios de grande porte em 1954. Hoje em dia, a empresa e seus mil funcionários pertencem ao conglomerado ThyssenKrupp.
Gerda Gericke (rw) © 2007 Deutsche Welle
0 Comments:
Post a Comment
<< Home