Efemérides

Sunday, September 16, 2007

Le 16 septembre
1982 - Massacres de Sabra et Chatila au Liban

Le 6 juin 1982, Israël déclenche l'opération "Paix en Galilée" et envahit le Liban. Menée par Ariel Sharon, ministre de la Défense, l'armée israélienne encercle Beyrouth où se trouvent le commandement et plusieurs milliers de combattants de l'OLP (Organisation de libération de la Palestine), dirigée par Yasser Arafat. Après deux mois de siège, les forces de l'OLP sont évacuées sous contrôle international fin août. Le 14 septembre, le président du Liban Béchir Gémayel, chef des Forces libanaises chrétiennes, est assassiné trois semaines après son élection. Le 15, l'armée israélienne intervient à Beyrouth-Ouest, occupant ainsi la capitale entière, et autorise les Forces libanaises à déloger deux mille Palestiniens, prétendus combattants de l'OLP, des camps de réfugiés de Sabra et Chatila, au sud de la ville. Entre le 16 et le 18 septembre, plus d'un millier de civils palestiniens y sont massacrés par les milices chrétiennes, avec le soutien de l'armée israélienne. Les tueries provoquent alors une réprobation internationale, y compris en Israël.

©Documentation écrite RFI
1964: Criada a Fundação Warentest
A 16 de setembro de 1964, o governo alemão criou a Fundação Warentest. Com sede em Berlim Ocidental e financiada pelos cofres públicos, visava apresentar e comparar novos produtos e orientar o consumidor.

"Máquinas de costura em revista". Esta foi a manchete da primeira edição da revista test, lançada em 1966. Entre a decisão do governo de Konrad Adenauer (o primeiro da Alemanha pós-guerra) de criar a Stiftung Warentest (Fundação Teste de Produtos), no dia 16 de setembro de 1964, e a estréia da publicação passaram-se 15 meses. Oficialmente, a fundação é um "instituto para análises comparativas de mercadorias e serviços".
A instituição iniciou suas atividades sem saber se, de fato, tinha chances de consolidar-se na economia de mercado. Era o tempo do milagre econômico e multiplicavam-se os lançamentos de novos produtos no mercado alemão, lembra Wolfgang Springborn, da Stiftung Warentest:
"Nos anos 60, muitas famílias, pela primeira vez, puderam comprar uma lavadora. Como tais eletrodomésticos ainda eram muito caros, o consumidor precisava de orientação para não investir suas economias no produto errado".
O instituto de controle independente permitia ao consumidor assumir um papel importante na economia de mercado: o de banir das prateleiras produtos caros e de má qualidade. A idéia veio dos Estados Unidos, onde, já no final dos anos 20, haviam sido criadas associações de consumidores que publicavam testes comparativos de produtos. O Consumers Research Magazine e o Consumer Reports foram precursores de um processo introduzido na Europa depois da Segunda Guerra Mundial.
Não há produto não testado
Até agora, já se testou de tudo na Alemanha, desde descascadores de maçãs a charutos, passando inclusive pela prestação de serviços. Por isso, não surpreende que 96% dos alemães conheçam a Fundação Warentest, confiando mais nela do que na polícia e na Cruz Vermelha.
Segundo Wolfgang Springborn, a instituição faz suas compras nas lojas como um consumidor comum. "Isso tem desvantagens, porque poderíamos publicar nossas informações antes, se testássemos protótipos. Mas nunca se sabe até que ponto um produto de série coincidirá com seu protótipo", explica.
Hoje, suas avaliações servem de publicidade adicional aos produtos. "Os testes também provocaram melhorias de qualidade e segurança em muitas mercadorias", afirma Springborn.
Desde 1966, a instituição já realizou testes em dezenas de milhares de produtos. A indicação dos fatores de proteção solar na embalagem dos bronzeadores e a proibição de sprays à base de CFC, por exemplo, são considerados êxitos diretos da Warentest.
O interesse dos consumidores mudou com o passar dos anos. Em vez de máquinas de costura, hoje fundos de investimento e celulares estão entre os produtos testados.
Segundo Springborn, aumentou muito a demanda por informações sobre alimentação, eletrônica de entretenimento, tecnologia da comunicação e serviços financeiros. Para atender a este último setor, a Warentest publica uma revista especializada em mercado financeiro, chamada Finanztest.

Jens Teschke (gh) © 2007 Deutsche Welle

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